O Cocker

O Cocker

PADRÃO OFICIAL DA RAÇA

Classificação F.C.I.
Grupo 8: Retrievers, Levantadores e Cães D´Água
Seção 2: Cães D´Agua
País de Origem: Grã-Bretanha
Nome no País de Origem: English Cocker Spaniel
Utilização: Levantador de caça

 

 
Aparência Geral: alegre robusto, próprio para caça, bem balanceado e compacto, medindo, da cernelha ao chão, aproximadamente, o mesmo que da cernelha à inserção da cauda.
Características: de natureza alegre, a cauda com movimento incessante e atividade típica cheia de energia, principalmente quando segue o rastro, sem medo de penetrar em esconderijos densos.

Temperamento: meigo, afetuoso, cheio de vida e exuberante.

Cabeça e crânio: focinho bem quadrado, com stop bem definido, situado à meia distância entre a ponta do nariz e o occipital. Crânio bem desenvolvido, nitidamente cinzelado, nem muito afilado nem muito grosseiro. Os ossos da face não devem ser proeminentes. Nariz suficientemente largo para favorecer a capacidade de faro.

Olhos: cheios, inseridos na superfície, marrom escuros ou marrom, jamais claros; porém, no caso de cães de cor fígado, fígado ruão e fígado e branco, os olhos são de cor avelã escura, em harmonia com a pelagem; com expressão de inteligência e meiguice, porém alerta, esperto e alegre; pálpebras bem ajustadas.

Orelhas: lobulares, de inserção baixa, ao nível dos olhos. Couro refinado, bem revestidas com pêlos longos, lisos e sedosos. Seu comprimento alcança a ponta do nariz, quando, para medir, estende-se o couro para a frente.

Boca: mandíbula forte, com uma mordedura em tesoura, perfeita; regular e completa, isto é, os incesivos superiores sobrepassam ligeiramente os inferiores e são inceridos em ângulo reto com os maxilares.

Pescoço: de comprimento médio, musculoso. Inserido elegantemente em ombros bem inclinados. Garganta sem barbelas.

Tronco: forte e compacto. Antepeito bem desenvolvido de largura moderada e peito profundo. Costelas bem arqueadas. Lombo curto e largo. Linha superior firme e reta, suavemente descendente do final do lombo à raiz da cauda.

Anteriores: ombros bem inclinados e refinados. Membros com boa ossatura, retos, suficientemente curtos para concentrar força, sem chegar ao ponto de interferir no tremendo esforço esperado deste magnífico e pequeno cão de caça.

Posteriores: largos, bem arrendondados e muito musculosos, com boa ossatura. Joelhos bem angulados. Jarretes curtos, dando maior propulsão.

Patas: como as do gato, firmes, com almofadas grossas.

Cauda: inseridas ligeiramente abaixo da linha do dorso. Deve ser alegre em movimento e portada horizontalmente, nunca para cima. Normalmente amputada com comprimento moderado, adequado para não interferir na sua ação incessante e alegre quando em trabalho.

Movimentação: andadura fluente, com grande propulsão e boa cobertura de solo.

Pelagem: pêlo liso, de textura sedosa, não muito abundante, jamais duro, ondulado ou crespo. Bem franjado nos anteriores, corpo e acima dos jarretes.

Cores: várias. Nas cores sólidas, só é permitido a cor branca no peito.

Tamanho: altura aproximada para machos de 39 a 41 cm e para fêmeas de 38 a 39 cm. Peso aproximado: de 13 a 15 quilos.

Faltas: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta, e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

Nota: os machos devem apresentar os dois testículos, visivelmente normais, bem acomodados na bolsa escrotal.

Galeria de Fotos

×
Atendimento/Dúvidas
(11) 4243-8065
Priscila / Cidinha
(13) 95783-8060
Priscila
(11) 98692-2494

Qualquer dúvida chame-nos em nosso WhatsApp ;)